Sunday 7 September 2008

Teatro Renascentista!

Na idade média o teatro tinha grande importância para igreja católica. O alge disso foi no século XIV. A partir do século XV a coisa mudou, com a decadência do teatro religioso por conta do renascimento, agora o homem era o centro das atenções e não mais Deus.

A "Commedia dell'Arte"
Começou na Itália ainda na idade média. Eram teatros populares apresentados nas ruas, onde nao tinham um texto fixo.a commedia dell´Arte caracteriza-se pela utilização de máscaras, com personagens como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão, Briguela. Esses personagens são bem conhecidos, alguns até estão no carnaval brasileiro.

Essas comédia começou a fazer sucesso e isso despertou a curiosidade dos principes e dos intelectuais. Das ruas, a comédia passou aos palácios, onde passou por um processo de evolução e enriqueceu -se. Com a "Commedia dell'Arte", a Itália viu nascer os primeiros atores profissionais em companhias organizadas.

Teatro Renascentista no Inglaterra

Após a idade media houve uma procura maior por parte da elite polo texto dramático.Willian Shakespeare criou uma literátura voltada ao público popular, tendo temas diversos, mantendo o "esquema" teatro medieval mais com o\ cunteúdo totalmente diferente.

Nessa época a Inglaterra era governada pela Rainha Elisabeth I, e tinha uma das melhores economia do mundo e isso resultava em uma boa educação e em um desenvolvimento cultural. Os jovens escritores da época, se apresentavam suas peças nos teatros de Londres recém construídos, entre eles The Globe, The Theatre e The Rose, cujas estruturas eram bem peculiares: feitos para receber Sua Majestade e um número vasto de pessoas.

O teatro renascentista sentia o peso da quebra com a religiosidade. Os atores e diretores eram protegidos pelas pessoas da nobresa, que arrumavam um jeito para que as apresentações nao serem interrompidas, por um período as peças ocorreram diariamente sem nenhum problema. Entre outros temas polêmicos, Shakespeare escreveu Hamlet, cuja trama mostra um jovem príncipe da Dinamarca em dúvida se prefere o conforto tangente do poder ou se opta pelos riscos de uma grande aventura. Indeciso, ele se indaga: “Ser ou não ser, eis a questão”.Em Romeu e Julieta, o autor desafia normas sociais que ditavam regras para o casamento, provando que o amor deve ser um sentimento ministrado de maneira individualista. Estudiosos(e a profa Ana ) dizem que se por algum motivo a humanindade acabasse, e so sobrasse as peças e os textos de Shakespeare daria para recriar todos os tipos de humanos. Após sua morte, os teatro ingleses fecharam suas portas por conta da eterna guerra dos puritanos, que declaravam-se contra o teatro, falando que isso era coisa do demônio. Os teatros so foram reabertos, após vinte anos com peças de George Eterege e John Dryden.

No comments: