Tuesday 19 August 2008

Shakespeare´s week!


Queridos e queridas!
Entramos na semana de Shakespeare, finalmente! Nestes dois primeiros dias pudemos vivenciar um pouco da sua obra lírica, através de seu soneto 116. Percebemos alguns dos motivos que lhe dão a fama e a importância mundial que tem e, ao longo da semana, avançaremos para dentro da sua obra dramática - iniciaremos a leitura de "A megera domada", além de continuar recitando o soneto de manhã, deixando-nos permear por esse ambiente.
Espero que todos estejam animados, e que se animem ainda mais para pesquisar e correr atrás de mais informações, que possam tornar cada vez mais clara a relação de Shakespeare com seu tempo, com seu mundo e como tudo isso sobrevive tão fortemente até nós - acabei de descobrir, por exemplo, que existem 420 versões cinematográficas de suas peças! Não é incrível?! Há alguns links ao lado que trazem informações que podem interessar...
Espero que vocês publiquem ainda: 1) seus comentários de "Édipo Rei" e de "A mandrágora", para aqueles que ainda não o fizeram; 2) mais resultados das pesquisas sobre as máscaras do teatro grego e sobre a Commedia dell'Arte (teatro mambembe também é bem-vindo); e 3) quaisquer outras coisas que vão surgindo pelo caminho, coisas que vocês descubram, pensem ou reflitam e queiram compartilhar com todos nós.
Este blog, sendo um projeto piloto, pode ser melhorado e sobretudo mais aproveitado. Espero que, ao longo das semanas que ainda temos, possamos criar algo quenos dê satisfação e orgulho (no bom sentido, obviamente...). Se conseguirmos fazer isso coletivamente, e não apenas de maneira individual, será f-a-n-t-á-s-t-i-c-o!
Grande beijo e até amanhã!

Teatro Grego



uhul!

Eu achei uma folha de aprofundamento da Grécia! Aí como tem uma questão que é pra desenhar a cena e tal eu resolvi por uma foto! Beem real! Agora não entendi onde passava o som.....

E da pra ver que as máscaras tinham que ser beeem grandes né?

É..

Monday 18 August 2008

comentário do Édipo Rei

Mais um comentário!

Eu achei que essa peça mostra bem essa coisa da tragédia que os deuses "ganhavam" no fim, é uma história bem trágica mesmo. Nos mostra que nosso destino está aí do jeito que ele está!
Não tem como fugir, porque já está no nosso destino que fugiríamos dele, e esse é o nosso destino!!
Ela mostra também o perfil da época, de como eram os costumes (bem de leve, mas mostra), como eles levavam a sério os deuses, a lealdade.
É bem legal tentar imaginar as máscaras, os "koturnos", devia ser beeem difícil!

É...
cara...
eu errei no quando ai embaixo, e escrevi "quendo".
foi mal.

comentario edipo rei

uma peça um tanto peculiar eu diria...
mostra muito bem o destino, e que não temos o livre arbitrio.
pois quendo ele tenta fugir de sua desgraça total, ele acaba indo de cara para ela.
(mais uma vez, seria culpa dos deuses...)
num dia você é o heroi que salvou a todos da esfingie, outro você é um assasino que gerou o proprio irmão na sua mãe.

nao é o mundo de todo peculiar?