Sunday 7 September 2008

a megera domada!

A megera domada é uma das primeiras comédias de Shakespeare, onde retrata as situações de um casamento da renascensa (onde haviam dotes e o casamanto era combinado), conta também a conquista de uma amada e a rebeldia de uma mulher que tem seu casamento marcado com um esposo que nao lhe agrada(um dos fatores que deixa q peça engraçada são os chiliques da mulher!).

Nessa peça também existe um prólogo, onde acontece uma pequena cena e a partir dela vem a história principal, mas o assunto do prólogo não tem nada haver com a da história.

Na minha opinião é uma peça muito bem feita(como qualquer outra peça de Shakespeare), onde existe muitos personagens, mas eles estão sempre em harmônia( não causa a impressão de que tem algum personagem está fora de "sintônia" como normalmente acontece em peças com muito persogens).

A peça fala de um pai, Batista, que para ceder a mão de sua filha mais jovem, a bela e doce Bianca, aos possíveis pretendentes, que sua filha mais velha, a megera Catarina, se case antes. Bianca tem três pretendentes : Gremio, Hortencio e Lutencio, este último é um jovem forasteiro que chega na cidade de Pádua e se apaixona a primeira vista por Bianca. Gremio e Hortencio, rivais nas intensões de casar com Bianca, fazem um acordo para conseguir um marido para Catarina e dessa forma deixar o caminho livre para dar continuidade a sua disputa amorosa. Petrúquio, um nobre falido de Verona, chega na cidade atrás de um bom casamento e gosta da idéia de se casar com Catarina, essa proposta foi feita a ele por seu amigo Hortensio. No começo, contra a vontade da moça, o casamento de Catarina e Petrúquio é realizado e os dois voltam para Verona, onde o esposo, impondo algumas privações e um tanto de mau humor à nova esposa, termina por adestra-la. Após terem feitos várias coisas, dentre as quais o disfarce dos rivais em professores de música e de latim para que pudessem fazer estar com a jovem Bianca, Lucencio e Bianca casam-se, as escondidas; Batista e Vicencio, pai de Lucencio, acabam aceitando o casamento dos jovens e, ao final, Petrúquio mostra a todos que Catarina é uma mulher mais obediente que a doce Bianca.


vlwww heim Ana!!!!!!

olha depois de ter lido o livrinho da peça com o caca e não ter entendido muitas coisas,fiz uma série de pesquisas!
espero que vc tenha gostado do que eu escrevi .. por que eu não estou afim de ficar de recuperação... ou seja passei o final de semana fazendo pesquisa!!
Então espero uma grande consideração de sua parte! até amanha!
bjao

Teatro Renascentista!

Na idade média o teatro tinha grande importância para igreja católica. O alge disso foi no século XIV. A partir do século XV a coisa mudou, com a decadência do teatro religioso por conta do renascimento, agora o homem era o centro das atenções e não mais Deus.

A "Commedia dell'Arte"
Começou na Itália ainda na idade média. Eram teatros populares apresentados nas ruas, onde nao tinham um texto fixo.a commedia dell´Arte caracteriza-se pela utilização de máscaras, com personagens como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão, Briguela. Esses personagens são bem conhecidos, alguns até estão no carnaval brasileiro.

Essas comédia começou a fazer sucesso e isso despertou a curiosidade dos principes e dos intelectuais. Das ruas, a comédia passou aos palácios, onde passou por um processo de evolução e enriqueceu -se. Com a "Commedia dell'Arte", a Itália viu nascer os primeiros atores profissionais em companhias organizadas.

Teatro Renascentista no Inglaterra

Após a idade media houve uma procura maior por parte da elite polo texto dramático.Willian Shakespeare criou uma literátura voltada ao público popular, tendo temas diversos, mantendo o "esquema" teatro medieval mais com o\ cunteúdo totalmente diferente.

Nessa época a Inglaterra era governada pela Rainha Elisabeth I, e tinha uma das melhores economia do mundo e isso resultava em uma boa educação e em um desenvolvimento cultural. Os jovens escritores da época, se apresentavam suas peças nos teatros de Londres recém construídos, entre eles The Globe, The Theatre e The Rose, cujas estruturas eram bem peculiares: feitos para receber Sua Majestade e um número vasto de pessoas.

O teatro renascentista sentia o peso da quebra com a religiosidade. Os atores e diretores eram protegidos pelas pessoas da nobresa, que arrumavam um jeito para que as apresentações nao serem interrompidas, por um período as peças ocorreram diariamente sem nenhum problema. Entre outros temas polêmicos, Shakespeare escreveu Hamlet, cuja trama mostra um jovem príncipe da Dinamarca em dúvida se prefere o conforto tangente do poder ou se opta pelos riscos de uma grande aventura. Indeciso, ele se indaga: “Ser ou não ser, eis a questão”.Em Romeu e Julieta, o autor desafia normas sociais que ditavam regras para o casamento, provando que o amor deve ser um sentimento ministrado de maneira individualista. Estudiosos(e a profa Ana ) dizem que se por algum motivo a humanindade acabasse, e so sobrasse as peças e os textos de Shakespeare daria para recriar todos os tipos de humanos. Após sua morte, os teatro ingleses fecharam suas portas por conta da eterna guerra dos puritanos, que declaravam-se contra o teatro, falando que isso era coisa do demônio. Os teatros so foram reabertos, após vinte anos com peças de George Eterege e John Dryden.