Tuesday 12 August 2008

Commedia dell´Arte!

Commedia dell'Arte

Não sei se esse assunto já passou...ou se ainda nem veio direito...mas eu achei um super texto, muito legal falando da Commedia dell´arte...
Então...dei uma RESUMIDA e, é mais ou menos isso que eu entendi!
:]

Eram grupos de atores viajantes, que montavam o palco ao ar livre e apresentavam: malabarismo, acrobacias e mais “tipicamente”, peças de humor improvisadas, baseadas num repertório de personagens pré-estabelecidos, e uns roteiros que descreviam as cenas. Essas companhias ocasionalmente atuavam na parte de trás de suas carroças de viagem, embora fosse mais comum a utilização do “Carro di Tespi”, um teatro móvel de antigamente.
As apresentações eram improvisadas em cima de varias de situações convencionais como: adultério, ciúme, velhice, amor. Esses personagens faziam o papel do palhaço moderno. O diálogo e a ação poderiam facilmente ser atualizados e ajustados para satirizar escândalos locais, eventos atuais, ou manias regionais, misturados com piadas e bordões. Os personagens eram identificados pelo figurino, máscaras, e até objetos cênicos.


“Personagens”

Os personagens eram interpretados por atores usando máscaras. Assim como os da mesma época (Shakespeare), os italianos vestiam atores homens de travesti, com roupas de mulheres e perucas. Ao contrário dos atores do Teatro Renascentista Inglês, no caso deles era por propósitos humorísticos, mais do que por proibição social. Em alguns casos, os personagens representavam algumas regiões ou capitais italianas.

3 comments:

Ana Vieira Pereira said...

Muito boa a lembrança de que os atores eram apenas homens, vestidos de mulher ao interpretarem papéis femininos - e boa a sua observação de que os motivos para isso na Inglaterra elisabetana e na Itália não eram os mesmos.
Valeu, Bruna!

Jun said...

PERAI!
Naquela peça da Greve do Sexo todos os atores eram homens?

Samuel said...

Creio que não Jun...a comédia dell'arte foi no séc. 16 ,Lisístrata(A Greva do Sexo),de Aristófales,foi na Grécia Clássica,ou seja,uns par de séc. a.C.!!!


Ana V.,
fiz esse texto sem nenhuma consulta,com texte.Confira por favor as informações que eu passei!!