Sunday 10 August 2008

Máscaras gregas



A máscara grega inicialmente era feita de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Ela possuía diferentes funções quando em cena, tais como proporção maior que a face do ator e os traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse assimilar o caráter do personagem. As máscaras também portavam grandes perucas, e no local em que se encaixava a boca havia uma espécie de cone que permitia uma maior propagação da voz. Essas máscaras eram desproporcionais ao tamanho do corpo humano, exigindo desta forma redimensionar todo o figurino para acompanhar a proporção estética, inclusive utilizando botas de saltos altos, os koturnos que a Ana nos falou sobre!

5 comments:

Ana Vieira Pereira said...

Muito boa a sua explicação, Lu, da necessidade de se adequar o tamanho das máscaras ao resto dos paramentos. Isso dá bem a idéia da importância das máscaras, não é mesmo? Excelente também a sua menção ao cone que propagava com mais força a voz.
(Eu estou amando ler tudo isso!)

Giulliano said...

Ana, eu achei um texto muito parecido com o da Lu, mas nao tinha fotos, nada.
Dai eu coloquei, algumas coisas no caderno, bem básico, porque a Lu já disse tudo...
Então sei lá né!?

Ana Vieira Pereira said...

Perfeito, Giulliano - não faz sentido repetir informações mesmo. A não ser que você tenha encontrado uma maneira de as comunicar da qual esteja orgulhoso!

Jun said...

Perfeito, Giulliano - não faz sentido repetir informações mesmo. A não ser que você tenha uma maneira de as comunicar da qual esteja orgulhoso!

Jun said...

Estou ORGULHOSO!